Organizações "Teal"

As anteriores experiências em organizações pluralistas dos fundadores da changemaker geraram a necessidade de criar um novo entendimento sobre o negócio, mais inovador, objetivo e cheio de alma.

"Teal” representa o estágio mais avançado da evolução da consciência humana, correspondente ao nível de "auto-realização" de Maslow. Laloux explica que a transição para Teal ocorre quando o líder começa a se desidentificar do ego – ou seja, percebe que os seus próprios medos e ambições não são o centro do universo.

As organizações "Teal" representam organizações evolucionárias com um modelo organizacional eficiente que dispensa elementos tradicionais de gestão, como hierarquias rígidas, estratégias minuciosamente planeadas e metas trimestrais.

Tal como a changemaker, as "Teal" são extremamente centradas no ser humano. O bem-estar e a satisfação dos envolvidos são tão importantes quanto a produtividade e o lucro. Caracterizam-se pela descentralização do poder, autodisciplina, hierarquias naturais e um alto grau de responsabilidade dos colaboradores.

Fonte: Frederic Laloux, ex-executivo da McKinsey & Company, em seu livro "Reinventing Organizations".